sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Próximo Trabalho de Campo...

Justificativa:
Dentre os conteúdos priorizados no currículo oficial do Estado de São Paulo para o 1º ano do Ensino Médio na disciplina de Geografia encontramos, no volume dois, assuntos relacionados as relações entre o homem e a natureza com ênfase na litosfera, seus eventos e situações de risco que esses eventos trazem para o ser humano.
De acordo com o caderno do professor: “ a Geografia escolar contemporânea, mais do que descrever fenômenos da natureza, deve mergulhar na compreensão profunda de seus mecanismos e avaliar o quanto dessa compreensão termina sendo incorporada na própria lógica da construção dos espaços humanos.” Partindo do pressuposto que a escola é o lugar onde é o saber é disseminado por meio da ação educadora é que propomos uma reflexão mais profunda da natureza em especial da litosfera, de modo a compreendê-la para atuarmos de forma mais consciente.
A compreensão do tempo como agente de transformação das estruturas terrestres é uma das abordagens deste conteúdo que possibilita uma diferenciação entre o tempo longo e o tempo curto da natureza. È nesta direção em que apresentamos o seguinte projeto para que os alunos do  Primeiro ano do Ensino Médio da EE Cleofano Mota possam compreender através da observação in loco as transformações ocorridas na estrutura terrestre nos tempos longos e curtos da natureza com a visita ao Memorial do Rio Tietê, ao Parque da Rocha Montonné, Parque do Varvito em Itu-Sp, e ao Zoológico de Sorocaba.
Os rios aparecem como modeladores do relevo e estão ligados ao surgimento de inúmeros núcleos urbanos um destes exemplos é a cidades de Salto que nasceu ao longo do Rio Tietê, que devido a estrutura geológica do relevo apresenta inúmeras quedas d’água ao longo do seu percurso, uma delas dá origem ao nome da cidade, segundo o site da prefeitura da Estância Turística de Salto:
“Formada entre 65 e 30 milhões de anos, a cachoeira do complexo é a maior queda d’água no leito do rio Tietê. Batizada pelos índios guaianazes de Ytu-Guaçu, que em português significa Salto Grande, a cachoeira deu origem ao nome da cidade. No seu entorno, reúne um conjunto de atrativos como o Memorial do Rio Tietê, a Ponte Pênsil, o Mirante, a antiga Brasital, o Caminho das Esculturas, o Jardim e a Ilha dos Amores e a Concha Acústica.
Memorial do Rio Tietê, um completo museu sobre o rio, ocupa o prédio onde até o início dos anos 70 funcionava o Restaurante do Salto. Em uma ampla parede de vidro com 18 metros de extensão, o mapa do Tietê é reproduzido, da nascente à foz. Além disso, os vidros permitem uma visão privilegiada da cachoeira e da mata ciliar ao entorno. (http://www.salto.sp.gov.br/?io=7w9aMXJqhboYh8IIH2WPtJwd&s=FeHfnq6jQH4ELkDSXcb0Xh1P, acesso em 01/10/2014)
Vale ressaltar que devido as inúmeras alterações climáticas a cidades de Salto assim como outras cidades do Estado de São Paulo passam por uma crise no fornecimento de água o que poderá ser observado com a baixa do nível do rio Tietê.
Os movimentos das estruturas terrestre poderão ser melhor compreendidos pelos alunos através da visitação ao Parque da Rocha Moutonné, O afloramento de rocha Moutonné situado no município de Salto é o único exemplar conhecido na Bacia do Paraná e foi gerado sobre uma formação de granito pela grande glaciação que ocorreu no hemisfério sul durante a Era Paleozóica, entre 270 e 350 milhões de anos atrás, ainda segundo o site da Prefeitura da Estância Turistica de Salto:
A Rocha Moutonnée é um granito róseo de idade estimada, cientificamente, em 500 milhões de anos. O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (mouton no francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirada). As arranhaduras e estrias, produzidas durante a glaciação na era paleozóica (há 270 milhões de anos), são visíveis em sua superfície, comprovando este fenômeno da natureza e preservando seu valor geo-histórico. O Parque Rocha Moutonnée, com 43.338 metros quadrados de área, é o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente, e conta com completa estrutura para o estudo e para o lazer. Foi tombado em 1990 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico do Estado de São Paulo)

No Parque do Varvito os alunos poderão compreender a formação das rochas sedimentares através da observação das camadas de sedimentos ao longo do tempo.
Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.
O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.
Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul. (http://www.itu.com.br/hotsite/default.asp?id=65, acesso em 01/10/2014)

Objetivo:

Construir um olhar e apreender a lógica dos fenômenos naturais na superfície terrestre, através da observação in loco de estruturas rochosas que guardam evidencias geológicas de eras passadas.

Objetivos específicos:
  • ·         Construir e aplicar conceitos trabalhados pela Geografia, originários da Geofísica e da Geologia, que permitem uma apreensão estrutural da crosta terrestre e de sua dinâmica.
  • ·         Desenvolver a capacidade de observação, de registro de informação, exposição de ideias e troca de experiências e conhecimentos;
  • ·         Conhecer a história do Rio Tietê, a importância deste rio para a população e as consequências do mau uso deste recurso natural pelo ser humano.
  • ·         Identificar geograficamente a localização dos parques visitados com o apoio de objetos cartográficos.;
  • ·         Conhecer e observar os diferentes tipos de vegetação, relevo, clima e espécies animais presentes neste território;
  • ·         Sensibilizar os educandos, quanto a importância de preservação do meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos.


Público-alvo:
Alunos do 1º ano do Ensino Médio  da EE. Cleofano Mota

Metodologia:
  • Levantamento prévio do conhecimento dos alunos;
  • Aulas expositivas e dialogadas, leituras de textos sobre a litosfera e seus eventos, eras geológicas, os tipos de rochas, e a ação dos seres humanos.
  • Pesquisa teórica e uso de objetos digitais educacionais
  • Pesquisa de campo.
  • Produção de relatório.
  • Mostra fotográfica com a confecção de um painel de fotos do trabalho de campo, que será exposto na escola.


Local e data:
Estância Turística de Salto – Memorial do Rio Tietê, Parque da Rocha Moutounné e Itu – Parque do Varvito
Data: 19 de novembro de 2014
Saída : 18/11/2014 ás 23:oo hs
Retorno : 19/11/2014 ás 24:00 hs

Recursos humanos e materiais:

Multimídia,Sala de informática, Material para pesquisa teórica, Caderno do aluno de Geografia volume 2, Ônibus e lanche para a visita, máquina fotográfica. Monitor disponibilizado pela Prefeitura da Estância turística de Salto.






2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Com certeza vai ser uma viagem muito legal. Conheço os locais do roteiro, vale muito a pena a visita.

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    1. Obrigada pelo apoio ... por partilhar meus sonhos... e se fazer presente em meus projetos...

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