Justificativa:
Dentre os conteúdos
priorizados no currículo oficial do Estado de São Paulo para o 1º ano do Ensino
Médio na disciplina de Geografia encontramos, no volume dois, assuntos
relacionados as relações entre o homem e a natureza com ênfase na litosfera,
seus eventos e situações de risco que esses eventos trazem para o ser humano.
De acordo com o
caderno do professor: “ a Geografia
escolar contemporânea, mais do que descrever fenômenos da natureza, deve
mergulhar na compreensão profunda de seus mecanismos e avaliar o quanto dessa
compreensão termina sendo incorporada na própria lógica da construção dos
espaços humanos.” Partindo do pressuposto que a escola é o lugar onde é o saber é disseminado por meio da
ação educadora é que propomos uma reflexão mais profunda da natureza em
especial da litosfera, de modo a compreendê-la para atuarmos de forma mais
consciente.
A compreensão do
tempo como agente de transformação das estruturas terrestres é uma das
abordagens deste conteúdo que possibilita uma diferenciação entre o tempo longo
e o tempo curto da natureza. È nesta direção em que apresentamos o seguinte
projeto para que os alunos do Primeiro
ano do Ensino Médio da EE Cleofano Mota possam compreender através da
observação in loco as transformações ocorridas na estrutura terrestre nos
tempos longos e curtos da natureza com a visita ao Memorial do Rio Tietê, ao
Parque da Rocha Montonné, Parque do Varvito em Itu-Sp, e ao Zoológico de
Sorocaba.
Os rios aparecem como
modeladores do relevo e estão ligados ao surgimento de inúmeros núcleos urbanos
um destes exemplos é a cidades de Salto que nasceu ao longo do Rio Tietê, que
devido a estrutura geológica do relevo apresenta inúmeras quedas d’água ao
longo do seu percurso, uma delas dá
origem ao nome da cidade, segundo o site da prefeitura da Estância Turística de
Salto:
“Formada
entre 65 e 30 milhões de anos, a cachoeira do complexo é a maior queda d’água
no leito do rio Tietê. Batizada pelos índios guaianazes de Ytu-Guaçu, que em
português significa Salto Grande, a cachoeira deu origem ao nome da cidade. No
seu entorno, reúne um conjunto de atrativos como o Memorial do Rio Tietê, a
Ponte Pênsil, o Mirante, a antiga Brasital, o Caminho das Esculturas, o Jardim
e a Ilha dos Amores e a Concha Acústica.
O Memorial
do Rio Tietê, um completo museu sobre o rio, ocupa o prédio onde até o
início dos anos 70 funcionava o Restaurante do Salto. Em uma ampla parede de
vidro com 18 metros de extensão, o mapa do Tietê é reproduzido, da nascente à
foz. Além disso, os vidros permitem uma visão privilegiada da cachoeira e da
mata ciliar ao entorno. (http://www.salto.sp.gov.br/?io=7w9aMXJqhboYh8IIH2WPtJwd&s=FeHfnq6jQH4ELkDSXcb0Xh1P,
acesso em 01/10/2014)
Vale ressaltar que
devido as inúmeras alterações climáticas a cidades de Salto assim como outras
cidades do Estado de São Paulo passam por uma crise no fornecimento de água o
que poderá ser observado com a baixa do nível do rio Tietê.
Os movimentos das
estruturas terrestre poderão ser melhor compreendidos pelos alunos através da visitação
ao Parque da Rocha Moutonné, O afloramento de rocha Moutonné
situado no município de Salto é o único exemplar
conhecido na Bacia do Paraná e foi gerado sobre
uma formação de granito pela grande glaciação que ocorreu no
hemisfério sul durante a Era Paleozóica, entre 270 e 350
milhões de anos atrás, ainda segundo o site da Prefeitura da Estância Turistica
de Salto:
A Rocha
Moutonnée é um granito róseo de idade estimada, cientificamente, em 500 milhões
de anos. O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que
possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (mouton no francês,
significa carneiro; moutonnée: acarneirada). As arranhaduras e estrias,
produzidas durante a glaciação na era paleozóica (há 270 milhões de anos), são
visíveis em sua superfície, comprovando este fenômeno da natureza e preservando
seu valor geo-histórico. O Parque Rocha Moutonnée, com 43.338 metros quadrados
de área, é o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente, e conta
com completa estrutura para o estudo e para o lazer. Foi tombado em 1990 pelo
CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico
do Estado de São Paulo)
(http://www.salto.sp.gov.br/?io=6JJYqtOgnw%2F0Y4PdrVsw%2BuK%2F&s=6nDQ2yR%2FhI7RutuWqrxPDn5J,
acesso em 01/10/2014)
No Parque do Varvito
os alunos poderão compreender a formação das rochas sedimentares através da
observação das camadas de sedimentos ao longo do tempo.
Varvito é o nome utilizado pelos
geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela
sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o
intervalo de um ano.
O varvito de Itu é a mais importante
exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.
Em termos geológicos, o varvito faz
parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa
idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo
cobriu a região sudeste da América do Sul. (http://www.itu.com.br/hotsite/default.asp?id=65, acesso em 01/10/2014)
Objetivo:
Construir um olhar e
apreender a lógica dos fenômenos naturais na superfície terrestre, através da
observação in loco de estruturas rochosas que guardam evidencias geológicas de
eras passadas.
Objetivos
específicos:
- · Construir e aplicar conceitos trabalhados pela Geografia, originários da Geofísica e da Geologia, que permitem uma apreensão estrutural da crosta terrestre e de sua dinâmica.
- · Desenvolver a capacidade de observação, de registro de informação, exposição de ideias e troca de experiências e conhecimentos;
- · Conhecer a história do Rio Tietê, a importância deste rio para a população e as consequências do mau uso deste recurso natural pelo ser humano.
- · Identificar geograficamente a localização dos parques visitados com o apoio de objetos cartográficos.;
- · Conhecer e observar os diferentes tipos de vegetação, relevo, clima e espécies animais presentes neste território;
- · Sensibilizar os educandos, quanto a importância de preservação do meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos.
Público-alvo:
Alunos do 1º ano do
Ensino Médio da EE. Cleofano Mota
Metodologia:
- Levantamento prévio do conhecimento dos alunos;
- Aulas expositivas e dialogadas, leituras de textos sobre a litosfera e seus eventos, eras geológicas, os tipos de rochas, e a ação dos seres humanos.
- Pesquisa teórica e uso de objetos digitais educacionais
- Pesquisa de campo.
- Produção de relatório.
- Mostra fotográfica com a confecção de um painel de fotos do trabalho de campo, que será exposto na escola.
Local e
data:
Estância Turística de
Salto – Memorial do Rio Tietê, Parque da Rocha Moutounné e Itu – Parque do
Varvito
Data: 19 de novembro
de 2014
Saída : 18/11/2014 ás
23:oo hs
Retorno : 19/11/2014
ás 24:00 hs
Recursos
humanos e materiais:





Parabéns pela iniciativa. Com certeza vai ser uma viagem muito legal. Conheço os locais do roteiro, vale muito a pena a visita.
ResponderExcluirObrigada pelo apoio ... por partilhar meus sonhos... e se fazer presente em meus projetos...
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