sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Usina Hidrelétrica Capivara

Justificativa:
A história da humanidade está intimamente relacionada ao uso e as fontes de energia. Sabemos que a energia nos fornece luz e calor, nos permite movimentar e possibilita que nossas máquinas funcionem, assim entender sobre as matrizes energéticas nos leva a entender sobre o ser humano seus hábitos, costumes, estilo de vida e alterações no meio ambiente.
 Em nosso município temos a maior usina em geração de energia Hidrelétrica do rio Paranapanema, no entanto está produção veio associada a inúmeros impactos ambientais. É preciso subsidiar o conhecimento dos alunos não só com a teoria mas, também com visitas práticas para que estes se posicionem criticamente sobre a questão energética brasileira partindo da experiência local.

Objetivo:

Problematizar a questão energética, estabelecendo relações entre dados e informações geográficas, tendo como ponto de partida a Usina Hidrelétrica Capivara.

Objetivos específicos:
·         Desenvolver a capacidade de observação, de registro de informação, exposição de ideias e troca de experiências e conhecimentos;
·         Conhecer a o funcionamento de uma Usina Hidrelétrica e a geração de energia;
·         Identificar geograficamente a localização da Usina;
·         Problematizar a matriz energética e os impactos ambientais gerados por ela.
·         Sensibilizar os educandos, quanto a importância de preservação do meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos.

Público-alvo:
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental A e B

Metodologia:
Levantamento prévio do conhecimento dos alunos;
Aulas expositivas e dialogadas, leituras de textos sobre as matrizes energéticas;
Pesquisa teóricas
Pesquisa de campo e produção de relatório.

Local e data:
Usina Hidrelétrica Capivara de Taciba, dia 02 de junho de 2014.
Saída: 07:00hs
Retorno: 12:00hs

Recursos humanos e materiais:


Multimídia, Material para pesquisa teórica, Caderno do aluno de Geografia volume 2, Ônibus e lanche para a visita, máquina fotográfica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário