Justificativa:
A
história da humanidade está intimamente relacionada ao uso e as fontes de
energia. Sabemos que a energia nos fornece luz e calor, nos permite movimentar
e possibilita que nossas máquinas funcionem, assim entender sobre as matrizes
energéticas nos leva a entender sobre o ser humano seus hábitos, costumes,
estilo de vida e alterações no meio ambiente.
Em nosso município temos a maior usina em
geração de energia Hidrelétrica do rio Paranapanema, no entanto está produção
veio associada a inúmeros impactos ambientais. É preciso subsidiar o
conhecimento dos alunos não só com a teoria mas, também com visitas práticas
para que estes se posicionem criticamente sobre a questão energética brasileira
partindo da experiência local.
Objetivo:
Problematizar
a questão energética, estabelecendo relações entre dados e informações
geográficas, tendo como ponto de partida a Usina Hidrelétrica Capivara.
Objetivos específicos:
·
Desenvolver a capacidade de observação, de
registro de informação, exposição de ideias e troca de experiências e
conhecimentos;
·
Conhecer a o funcionamento de uma Usina
Hidrelétrica e a geração de energia;
·
Identificar geograficamente a localização da
Usina;
·
Problematizar a matriz energética e os
impactos ambientais gerados por ela.
·
Sensibilizar os educandos, quanto a
importância de preservação do meio ambiente para a sobrevivência dos seres
vivos.
Público-alvo:
Alunos
do 8º ano do Ensino Fundamental A e B
Metodologia:
Levantamento
prévio do conhecimento dos alunos;
Aulas
expositivas e dialogadas, leituras de textos sobre as matrizes energéticas;
Pesquisa
teóricas
Pesquisa
de campo e produção de relatório.
Local e data:
Usina
Hidrelétrica Capivara de Taciba, dia 02 de junho de 2014.
Saída:
07:00hs
Retorno:
12:00hs
Recursos humanos e materiais:
Multimídia,
Material para pesquisa teórica, Caderno do aluno de Geografia volume 2, Ônibus
e lanche para a visita, máquina fotográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário