JUSTIFICATIVA:
O céu...
embora tão distante de nós sempre foi um motivo de curiosidade e admiração.A
história nos mostra que desde os tempos mais remotos, 3.000 AC, os fenômenos
celestes já influenciavam a vida na Terra.
Questões
como: O que é o Universo? Como teve origem? Qual o seu fim? Como surgiu a vida?
Quantos planetas habitados existem e como é a vida nesses mundos? São comuns
entre os jovens e adolescentes o
astrônomo Luiz Nicolaci da Costa considera que “estudar os astros é importante porque nos permite saber mais sobre nós
mesmos e entender de onde viemos. Ele diz que a astronomia "procura
entender a origem do Universo, das estrelas, dos planetas e da vida".
A escola,
espaço do aprender, onde o conhecimento acumulado ao longo da história é
partilhado igualmente a todos, deve favorecer por meio de diversas didáticas a
ampliação do conhecimento de mundo dos alunos, neste contexto o ensino de
astronomia se faz fundamental pois nos remete a base de nossas origens. Renato
Las Casas acredita que a astronomia é uma ótima maneira de introduzir as
pessoas à ciência, indispensável para o exercício da cidadania hoje. "Considero a astronomia a melhor porta
de entrada para a ciência, seja para crianças ou adultos. E o mundo agora tomou
rumos de forma que saber ciência é importantíssimo. Não apenas porque gera
dinheiro - os países que têm conhecimento científico produzem aquilo que o
mundo quer comprar hoje - mas, mais importante que isso, é necessário que se
saiba um mínimo de ciência para exercer a cidadania.
Como não
há laboratórios para se aprender Astronomia, essa temática é sempre ensinada
através de montagens de modelos ou através de vídeos porém estes são de difícil
compreensão para os alunos do Ensino fundamental principalmente para os menores.
Estar em um planetário e poder vivenciar os acontecimentos celestes como é
demonstrado lá, com certeza faz com que os alunos se maravilhem com a beleza do
funcionamento do Universo podendo também entender melhor a importância desse
conhecimento.
OBJETIVOS:
·
Ampliar
a visão dos alunos sobre Astronomia;
·
Reconhecer
os planetas e demais constituintes do Universo;
·
Preparar
os alunos pra participarem da OBA e a MOBFOG
·
Proporcionar
momentos de aprendizado e socialização, interação e lazer
CONTEÚDOS ABORDADOS:
·
Formação
e composição do Universo,
·
Galáxias,
Nebulosas,
·
Estrelas,
o Sol,
·
A Terra e sua diversidade de vida,
·
Movimento aparente dos astros na esfera
celeste e as hipóteses Geocêntrica e Heliocêntrica,
·
Instrumentos
de observação astronômica,
·
Os
Planetas do Sistema Solar, busca por vida fora da Terra,
·
Unidades
de medidas astronômicas.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
LOCAL DA VISITAÇÃO:
PLANETÁRIO “Dr.Odorico Nilo Menin Filho” localizado na
cidade da Criança de Presidente Prudente
DATA DA VISITA:
7º ano B e C, dia 15 de abril de 2014
6º ano A e 7º ano A, dia 22 de abril de 2014
HORÁRIOS:
Saída : 08h00
Retorno previsto para às 12h00
PROFESSORES
RESPONSÁVEIS:
Andreá Rado Rondini
Fábia
Marini da Silva
minha filha Luara foi e adorou o planetario !!
ResponderExcluir